Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

Ilegalidade de prova de traficância obtida por viva-voz

STJ se posiciona

Publicado por Eloy Banzi
há 7 anos

Ilegalidade de prova de traficncia obtida por viva-voz

Viva-voz e o meio de prova...

No sessão de julgamento do REsp 1.630.097, a Quinta Turma do STJ apontou que, “sem o consentimento do réu ou prévia autorização judicial, é ilícita a prova colhida de forma coercitiva pela polícia de conversa travada pelo investigado com terceira pessoa em telefone celular, por meio do recurso viva-voz, que conduziu ao flagrante do crime de tráfico ilícito de entorpecentes”.

A conclusão alcançada pela corte é de que a forma de obtenção da prova gerou uma verdadeira autoincriminação, destacando que qualquer tipo de prova contra o réu que dependa dele mesmo só vale se o ato for feito de forma voluntária e consciente.

Mais uma vez o STJ precisou reverter os atropelos daqueles que pensam não ser necessária a observância da legalidade para obtenção de prova.

Simplesmente perseguir a justiça a qualquer custo acaba gerando ineficiência e insegurança, é preciso manter a estabilidade do sistema jurídico existente, valorizando sua efetividade, não subvertendo seus termos.


Eloy Banzi - Advocacia

www.eloybanzi.adv.br

  • Sobre o autorAdvogado, amigo do direito, prisioneiro da esperança.
  • Publicações19
  • Seguidores103
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações163
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ilegalidade-de-prova-de-traficancia-obtida-por-viva-voz/467756852

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)